• Peter Lindbergh

    Untold Stories

journal

Photography: Mathieu Ridelle 
07 / 12 / 2021
This article is only available in Portuguese.
The retrospective exhibition of the renowned and emblematic photographer, which immortalized some of the most iconic fashion photographs, arrives for the first time in the Iberian Peninsula, more specifically in A Coruña, Galicia. 
Lindbergh passou dois anos a selecionar fotografias do seu vasto espólio fotográfico de mais de quatro décadas de carreira durante a qual imortalizou não só algumas das mulheres mais reconhecidas no mundo da moda, do cinema e de outras áreas, como Nicole Kidman, Charlotte Rampling ou Uma Thurman, mas também modelos que definiram a década de 90 – como Linda Evangelista, Naomi Campbell ou Kate Moss.
Esta mostra, agora patente pela primeira vez na Península Ibérica até dia 28 de fevereiro de 2022, é composta por mais de 160 fotografias selecionadas criteriosamente por Peter Lindbergh, e está organizada em três capítulos. Duas instalações em grande escala suportam a parte introdutória, oferecendo uma nova e surpreendente perspetiva sobre o trabalho do fotógrafo.

Manifest, a monumental instalação de abertura, que inclui impressões em grande-escala em papel bluebacks, foi especialmente desenhada para esta exposição e apresenta, através de uma experiência imersiva e instigadora, o modo como Lindbergh entendia a fotografia de moda. Na secção central, Lindbergh escolheu as obras que considerava chave na sua trajetória. Trabalhos emblemáticos ou nunca antes expostos são apresentados aos pares ou agrupados, dando lugar a interpretações inesperadas e surpreendentes. Aqui é possível encontrar as suas séries mais icónicas, tais como Naomi Campbell retratada em Ibiza, em 2000, ou Milla Jovovich a posar com inspiração resgatada de um ambiente de cabaret. Nesta sala, os trabalhos encomendados, as fotografias pessoais e os editoriais são expostos como um todo, sem obedecer a hierarquias – tal como Peter Lindbergh as concebia.

A exposição termina com a instalação cinematográfica Testament (2013), que revela a prática e o caráter até agora desconhecido do fotógrafo alemão. O filme, rodado através de um espelho unidirecional, mostra o intercâmbio silencioso entre a câmara de Lindbergh e Elmer Carroll. O recluso da Florida, condenado à pena capital, passou 30 minutos a olhar atentamente para o seu reflexo – pensativo, introspetivo e sem qualquer expressão facial significativa. Divulgado pela primeira vez, esta instalação Testament desarma o visitante e acrescenta um inesperado elemento à exposição. Inaugura o debate sobre temas de vital importância para Peter Lindbergh: introspeção, empatia e liberdade.

Peter Lindbergh deixou uma marca indelével no mundo da moda e da fotografia. Esta exposição oferece uma nova e inesperada revelação do trabalho deste lendário fotógrafo, com mais de 160 fotografias do início da década de 80 até 2019.

A exposição fotográfica é apresentada em parceria com a Fundação Lindbergh sob direção de Benjamin Lindbergh, filho do fotógrafo. Estruturada com o apoio pessoal de uma amiga e admiradora de longa data do fotógrafo, Marta Ortega, esta mostra integra a iniciativa da cidade da Corunha numa visão ambiciosa em trazer à região uma oferta cultural de reconhecida importância a nível internacional, ao mesmo tempo que a Galiza é promovida pelo seu forte e prolífero espírito cultural à escala mundial.

A exposição, estruturada pelo próprio Peter Lindbergh, ocupa um edifício industrial recentemente requalificado no porto da Corunha, numa intervenção arquitetónica da autoria de Elsa Urquijo, que promete ser um novo e marcante espaço da cidade.

SOBRE OS LIVROS

A exposição é acompanhada por uma edição especial do livro da Taschen, “PETER LINDBERGH Untold Stories”. Esta edição documenta a primeira exposição com a curadoria do próprio Peter Lindbergh, pouco antes da sua morte prematura. Com mais de 150 fotografias do início da década de 80 até à atualidade, oferece uma nova e inesperada perspetiva do corpo de trabalho desta lenda da fotografia. Esta seleção é complementada com textos que abordam na sua profundidade, a origem desta exposição e conta ainda com o tributo de Wim Wenders, amigo próximo de Lindbergh.
Também o novo livro, “Raw Beauty”, escrito por Michel Benson com design da Baron and Baron, é editado coincidindo com a inauguração desta mostra na Corunha. Complemento perfeito ao catálogo da exposição, Raw Beauty é composto por diferentes entrevistas a personalidades – modelos, fotógrafos, galeristas, diretores artísticos, curadores, críticos - que desempenharam um papel chave em moldar o universo de Peter Lindbergh. É, ao mesmo tempo, o retrato de um artista inigualável e uma celebração da Galiza.
Raw Beauty é baseado em 22 entrevistas realizadas por Michael Benson durante o verão de 2021. O resultado é um conjunto de histórias que se relacionam e oferecem uma perspetiva única da relação entre o fotógrafo e o seu sujeito, os quais abordam o gosto em colaborar com Peter Lindbergh. Larry Gagosian, Penélope Cruz, Rosalía, David Chipperfield, Naomi Campbell, Kate Moss ou Olivier Saillard são algumas das pessoas que aceitaram partilhar o seu testemunho sobre Lindbergh nesta que é uma edição cuidada. Este volume inclui ainda poesia e a fotografia de paisagem da autoria do artista galego, Manuel Vilariño.
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
  • Peter Lindbergh
For more information, visit Peter Lindbergh website.
close

Subscreva a nossa Newsletter, para estar a par de todas as novidades da nossa edição impressa e digital.